Assim como um motor de combustão interna utiliza gases em expansão para empurrar os pistões e fazer o trabalho, um motor hidráulico utiliza a pressão de fluido hidráulico para empurrar os pistões. O motor utiliza a pressão hidráulica do fluido constante para acionar uma série de pistões radiais conectados aos eixos da movimentação unidos às várias máquinas. Motores hidráulicos não produzem gases, fogo, faíscas ou resíduos, como acontece com um motor de combustão interna ou motor elétrico. Apesar de ocorrerem problemas mecânicos com motores hidráulicos, a maioria dos casos de reparação de um motor hidráulico envolve correção de vazamentos nos componentes de alta pressão hidráulica.
Selos
Motores hidráulicos são carregados com muitos selos para conter a pressão do fluido hidráulico. Cada pistão (medindo de cinco a 12 polegadas, dependendo do motor) conta com três selos. As portas de fluido hidráulico (de entrada e de descarga) têm selos. O eixo de rotação ligado aos pistões tem selos onde o eixo sai da caixa do motor.
Se ocorrer um vazamento, a solução dos problemas começa por determinar se cada selo é apertado sob pressão. É importante examinar os selos com o motor pressurizado com fluido hidráulico. Se um selo estiver comprometido, ele deve ser substituído por um selo específico de mesmo tamanho e diâmetro. Um selo grande ou pequeno demais acaba sendo forçado, significando que haverá um novo vazamento muito rapidamente. Use apenas selos fabricados especificamente para o trabalho necessário de reparação.